Manuel García Ferré é um artista gráfico cartunista e animador origem espanhola argentino (Almería, 08 de outubro de 1929), com base na Argentina há 17 anos. Sua arte foi totalmente voltado para as crianças, sendo o criador de personagens infantis famosos, como Anteojito, Hijitus, magro, e Petete Calculín e tira TV de animação, filmes de animação e revistas Anteojito.história
Aos 17 anos, em 1947, emigrou para a Argentina, onde trabalhou em agências de publicidade, enquanto estudava na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Buenos Aires.
Em seus poucos momentos de folga, andava com seu portfolio de desenhos debaixo do braço, os editores das revistas, e em 1952 o personagem Pi-Pio foi aceito na Billiken revista, Vigília Constâncio. Pi-Pio viveu em uma cidade chamada "Villa Leonie", onde pela primeira vez, aparecem outros personagens que se tornariam famosos, carvalho e Hijitus.
Por mais de 30 anos editou a revista das crianças Anteojito, tendo como imagem central para o caráter Anteojito revista, que se tornou popular no passado, estrelando uma série de desenhos animados para a publicidade televisiva. Por décadas (1970-2000) e revistas Anteojito Billiken eram o principal público das crianças.
Em 1967, a série estreou na televisão Hijitus desenhos animados, que foi ao ar diariamente no Canal 13 até 1974. Foi a primeira série de TV animada na Argentina e da América Latina mais bem sucedida em toda a sua história.1
Ele fez filmes de sucesso para crianças desenhos animados como "Trapito tentativas, Mil e invenção, Ico: o cavalo bravo, Pantriste: Coração, as alegrias da Pantriste, Manuelita (filme)
Em 2009, o legislador da cidade de Buenos Aires foi declarado cidadão honorário pela Lei n º 3150. A cerimônia foi realizada com a presença do artista e outras autoridades comunales.2
Em 2009 participa com seu personagem Hijitus original, feita para o Jornal Black River, da Argentina, na exposição "Bicentenário: 200 Anos de Humor Gráfico", que o Museu de Desenho e Ilustração realiza no Museu de Belas Artes Eduardo Sivori de Buenos Aires, homenageando os mais importantes criadores de humor gráfico na Argentina através de sua história.
Anexo: Personagens criados por Manuel García Ferré
Anteojito:
Anteojito é uma criança com óculos grandes, que vive com sua máscara
tio; estudioso e solidariedade, expressa valores positivos da infância.
Máscara (Personagem) Anteojito tio paterno, amigo ainda de seu sobrinho.
Calculín: Calculín é uma criança muito estudiosa e aplicada na escola, positivamente apresentado como um gênio precoce.
Chifuleta:
Dedo
Preto: Dedo Negro é um criminoso que atingiu Trulalá (a cidade onde
viveu Hijitus), com uma capacidade camaleão era apenas detectável por
ter um de seus dedos negros.
O Boxitracio: o Boxitracio é um personagem que raramente apareceu nos Hijitus série animada, mas alcançou grande fama. Este
é um animal pré-histórico acreditava extinta, relacionada com os
cangurus, cujo recurso foi saliente andar ereto e tem luvas de boxe nos
pés dianteiros com que ele encaixotado. Som tão característico era "Tere tere você UHA UHA UHA você."
Comissário: Hijitus personagem tira. Trulalá representava o poder de, o país em que a série foi desenvolvido. Sem ser desagradável, exerceu seu poder consideravelmente, de modo autoritário. Uma das sua frase favorita era "Marche prisioneiro desacatau". Outro "repimporotear Um para a cadeia!"
O cantor dragão: a idade do dragão pequeno, tipo e boa voz para cantar, mas ele foi incapaz de controlar sua respiração ardente.
O patriarca dos Pássaros: caráter sábio, em forma de um pássaro velho, Ferré usado para explicar o conhecimento universal.
Professor Neurus: um cientista louco tira Hijitus, que estava constantemente a tentar conquistar Trulalá. Seus capangas eram Pucho e vi, e escorrido, mas este, sem consciência do mal, também manteve boas relações com Hijitus. Seu lema era "Dumber".
Ouro Prata: O pai de carvalho na faixa Hijitus. Multimillanario era um Inglês ou americano, o homem mais rico e poderoso de Trulalá.
Gutierrez: O mordomo mau e Ouro Prata motorista.
Hijitus:
uma criança que vive em um esgoto rua com pichichus seu cão, e foi
caracterizado por bons sentimentos, senso de justiça e amizade. Seus amigos principais eram de carvalho e magro. Se
necessário, eles tranformaba em SuperHijitus, um super-herói e lutar
contra o mal em Trulalá, normalmente expressa pelo professor Cachavacha
Neurus ou Bruxa. Suas frases eram "Chuculita, Chuculata, fu-fu, e choo choo choo choo" ou "Faça-me Superhijitus chapéu sombreritus".
Cachavacha
Witch: Bruxa Malvada do Trulalá, com seus poderes mágicos que tentam
prejudicar seus habitantes, mas seus planos foram sempre frustrados.
O
Marañaza: o nome é um aumentativo de confusão, é um monstro que se
parece vagamente reminiscente de uma aranha, como com os outros vilões
de Garcia Ferre, depois de assustar este monstro atividades acabam sendo
interrompidas e Marañaza ser-apesar de suas intenções e sua aparência de um monstro indefinido, culminando em ser provocado.
Lanky: Lanky é um personagem se vivo García Ferré, que aparece em várias de suas tiras. Sua propriedade pessoal não é ser mau, mas também baixa inteligência. Sua sentença é muleta cada vez que foi chamado de "liso", ao que ele respondeu "chicote ma fala não ouvi-lo."
Carvalho: filho bebê Ouro Prata, o homem mais rico e poderoso de Trulalá. Amigo de Hijitus, travesso e determinado, estava armado com duas pistolas. Seu lema era "tiro e cosha bagunça golda". Eu estava apaixonado por "vizinho do jovem em frente" (que cantou uma canção que se tornou famoso).
Pantriste: Pantriste é o personagem-título do filme de mesmo nome.
Petete:
O personagem é um pequeno pinguim da Antártica, castanho claro, com o
rosto amarelo e abdômen, um chapéu de lã com pompom em cima e uma
chupeta no pescoço
Pichichus: Cão Hijitus.
Ovídio: Cavalo-Pio Pi.
Pi-Pio cowboy Pum arquiinimigo Paco
Pum Paco: Pi-Pio inimigo. Ele estava acompanhado por seus capangas: Pepe The Long e Toto.
Piipi: alto-falante do computador e bom amigo de Calculín.
Pucho: Personagem "culpado" (Buenos Aires humilde e despreparado), Professor capanga Neurus principal na faixa Hijitus. Falando em gírias e sempre com uma "bicha" (ponta de cigarro) na boca. Use permanentemente muleta "que faz ...!" para começar suas sentenças.
Raimundo: impertinente criança Trulalá orfanato. Ela acaba sendo criado por Lanky.
Serra: capanga Professor Neurus. Não
se limita ao discurso e fazer barulho, esfregando o canto viu sua mão
em seus dentes grandes (aparência se assemelha a um rato).
SuperHijitus: Hijitus super-herói, em que se transforma. Personagem-chave no desenho animado. Moscas, tem super força e é imune a balas. Seus maiores inimigos são o professor Cachavacha Neurus e Bruxa.
Trapito: uma criança que protagoniza o filme Espantalho e Petete Trapito.
Kechum: Professor capanga Neurus, cuja força veio da comida de "polenta com pássaros" de sua mãe.
Trucu: android robô Neurus professor.
suas produções
Soledad e Lanky Característica (2012)
Coração, Característica as alegrias de Pantriste (2000)
Manuelita (filme) Matéria (1999)
Ico, Característica do cavalo bravo (1981)
O Livro Petete Fat (1980) (TV)
Calculín (filme) (1977) (TV)
Petete e Trapito Característica (1975)
As Aventuras de Hijitus (1973) Feature, compilação de vários capítulos da série de TV.
Tentativas Mil e uma invenção de recursos (1972)
As Aventuras de Hijitus (1967) (TV)
A série começou a ser transmitida na televisão em 1967 na forma de firmware do que cinco minutos, finalmente, chegou nos cinemas formato longa-metragem. A série estrelas Hijitus, um menino de rua que vive em um esgoto sanitário na cidade de Trulalá que é devastada pelas ações de Professor Neurus, seu bando eo Cachavacha bruxa, entre outros. Para defender Trulalá e, particularmente, seus amigos (carvalho, pichichus e magro, embora com contradições), Super Hijitus Hijitus torna-se um super-herói com grande força, capaz de voar.
Ele foi ao ar na década de 90 com grande sucesso. Em 2010, ele voltou a repetir até o presente (2012) com altos níveis de audiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário